Existe uma grande diferença entre o tecido brim e o ripstop nos kimonos de jiu jitsu. Veja agora quais são eles e qual o melhor.

Calça de brim ou ripstop

A calça produzida no tecido brim pode ser encontrada também nos kimonos de jiu jitsu, que é um esporte de combate onde se pratica arte marcial japonesa.

As calças dos kimonos deste esporte podem ser produzidas tanto em tecido brim como em ripstop.

A maioria das pessoas ficam com muita dúvidas sobre qual tipo de calça escolher e qual o melhor tecido para a prática do esporte.

Qual a diferença entre brim e ripstop?

É importante saber que há algumas diferenças entre o brim e o tecido ripstop. Geralmente os blusões dos kimonos são feitos de tecido trançado leve, médio e pesado. Já as calças aqui no Brasil são encontradas nesses dois tecidos, brim e ripstop.

Calça de brim

A maioria dos kimonos possuem calça de brim, por causa do seu poder de resistência e também por ser um tecido muito popular. Por isso, mesmo, o brim é usado não apenas para confeccionar a calça de jiu jitsu, mas também muitos uniformes de trabalhos para diferentes categorias.

É uma calça muito resistente, pois possuem costuras duplas em locais em que os atletas forçam mais o tecido, dificultando ainda mais o seu desgaste ou rasgões.

A calça de brim ajuda o atleta a executar seus movimentos no decorrer dos treinos e não prejudica o atleta a fazer alguns movimentos necessários na prática do esporte, contribuindo para sua melhor performance.

Agora, alguns atletas ganham peso porque ganham massa muscular. Isso sim pode ser um fator que venha a comprometer a eficiência do tecido da calça em algum momento.

Calça de rip stop

O tecido ripstop conhecido também como rip stop é produzido com nylon entrelaçado a outro tipo de tecido, que geralmente é poliéster ou algodão.

Uma das qualidades deste tipo de tecido é que quando rasgado, ele não se desfia. Mesmo sendo um tecido muito leve, ele é muito resistente, por isso, alguns kimonos são produzidos com esse material. Não apenas as calças de kimonos, mas alguns uniformes são produzidos com esse tecido devido a essas qualidades.

Como cuidar da calça de brim?

A calça de brim é feita de algodão, por isso, está mais sujeita a manchas, coisa que não é permitida na prática do jiu jitsu. O kimono precisa estar impecável. Já as calças de ripstop também estão sujeitas às manchas, mas uma lavagem bem feita pode resolver esse problema, além de ter o poder de secagem mais rápido.

Brim é jeans?

Algumas pessoas têm o hábito de se referir ao tecido brim como se estivesse falando do próprio jeans. No entanto, esses dois tecidos são completamente diferentes.

Acontece que o tecido brim pesado tem uma semelhança com o jeans pesado, mas ambos são dois tecidos distintos.

Qual o melhor tecido para kimono para jiu jitsu?

O melhor tecido para kimono de jiu jitsu é aquele que você consegue sentir mais conforto e melhor performance na hora de praticar o esporte. Ou seja, vai depender de cada pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *