Os corredores são atletas que tem um gasto de energia elevado, uma vez que a atividade é intensa e acontece, geralmente, semanalmente. 

Portanto, é necessário sempre cuidar dos outros aspectos da saúde, a fim de garantir que o desempenho no esporte seja qualificado. 

Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo de apresentar as melhores dicas para a saúde do sono de corredores, orientando a respeito das práticas mais indicadas nesse contexto. Não deixe de conferir!

A Importância do Sono para Corredores

O sono é essencial para os corredores, pois proporciona a recuperação celular, principalmente quando falamos de tecido muscular.

É nessa hora que os músculos repõem sua energia e o corpo realiza os processos necessários para te manter ativo na atividade. 

A corrida gera estresse físico significativo, portanto, é preciso garantir que o sono seja adequado, profundo e na hora certa. 

Dicas para Saúde do Sono

Agora que você já conhece a importância de dormir bem fazendo esse esporte, acompanhe a seguir as melhores dicas para saúde do sono!

1. Escolha bem o seu colchão

Fazer uma pesquisa de mercado é essencial para garantir boas noites de sono. Assim, você pode escolher um colchão adequado às suas necessidades. 

E não pense que isso é irrelevante. Por exemplo, se você está em busca de um dos melhores colchões queen, mas acaba optando por um que não tem muitas avaliações ou é apenas um pouco mais barato, é bem provável que problemas relacionados a coluna e respiratórios surjam. 

Sendo assim, faça buscas detalhadas e escolha um modelo que fará com que a saúde do seu sono fique cada vez melhor. 

2. Durma o Suficiente

Dormir o suficiente é de extrema relevância para a saúde de corredores. Afinal, de nada adianta praticar atividades físicas regularmente, se o seu sono está sem nenhum tipo de padrão. 

Pensando nisso, faça pesquisas para determinar quantas horas de sono você precisa ter conforme a sua idade e respeite as necessidades do seu corpo. 

3. Mantenha um Horário Regular de Sono

Não se esqueça de que, assim como dormir suficiente, é necessário ter um horário regular de sono. Em outras palavras, você precisa ter uma rotina. 

Por meio da rotina, você acostuma o seu organismo a dormir em determinado horário e a acordar em outro. Tudo fica tão natural que você começa a levantar por conta própria, sem alarme. 

Tal fenômeno é denominado de relógio biológico e pode fazer toda a diferença para você que é corredor. 

4: Evite a Cafeína e Estimulantes à Noite

Procure evitar consumir durante a noite produtos como: 

  • Cafés; 
  • Energéticos; 
  • Cápsulas para “energia”.

Tais itens possuem cafeína e podem atrapalhar o seu sono. Vale lembrar que a tela do celular, aplicativos como Tiktok ou reels do Instagram também pioram muito a sua rotina noturna. 

5. Hidrate-se Adequadamente Durante o Dia

Não se esqueça de se manter hidratado durante o dia, já que isso auxilia o seu corpo a desempenhar as atividades noturnas com mais eficácia. 

Contudo, não consuma muitos líquidos antes de dormir, já que não é o melhor momento de processamento para o seu corpo. 

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