Alguns amantes de corrida se empenham em realizar eventos na cidade, a fim de incentivar outros a praticar o esporte. Outros decidem realizar um evento assim, para ajudar jovens a sair de um mundo que não tem nada a oferecer. Ainda tem aqueles que escolhem realizar esse tipo de evento, visando o ganho financeiro.

Independente de qual seja a sua intenção, se você está pensando em realizar um evento de corrida na sua cidade, precisa fazer um bom planejamento. Confira agora como organizar tudo!

Estabeleça o objetivo da corrida

A primeira coisa a ser feita é estabelecer o objetivo da corrida. Ao criar um evento, você deve deixar claro qual é o propósito do mesmo. Como dito antes, informe se é para incentivar a população a praticar o esporte, se é para ajudar os jovens da periferia, para ajudar a arrecadar doações para alguma instituição ou outro motivo.

Peça autorização da prefeitura

Para realizar um evento de corrida na sua cidade, você vai precisar pedir a autorização da prefeitura. Fazer um evento sem autorização, pode render muitos problemas. Além disso, a prefeitura precisa participar da organização.

Ela vai promover ações para garantir a segurança do evento e também a mobilidade dos participantes.

Por exemplo, um evento como esse foi realizado na cidade de Curitiba, e a prefeitura organizou todo o trajeto para que os corredores pudessem fazer o percurso com segurança. De início, procurou pelo menor preço de desentupimento em Curitiba e resolveu alguns problemas de drenagem nas galerias de algumas vias.

Por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, você vai obter o alvará com autorização para fazer o evento.

Defina o trajeto da corrida

Ao decidir realizar um evento de corrida, você também precisa pensar no trajeto, isto é, no percurso da corrida. Uma cidade tem muitas vias públicas e essa questão precisa ser resolvida com antecedência, para que a prefeitura promova a interdição das vias.

Para a interdição, a prefeitura vai precisa fazer um planejamento bem estruturado para que no dia do evento, pedestre e veículos possam ter as vias alternativas àquelas que estão interditadas.

Planeje toda a estrutura

O planejamento envolve muito mais que falar com a prefeitura e definir o objetivo do evento. É necessário também organizar a estrutura do evento.

Por exemplo, onde ficará o pódio, quem dará as medalhas, quem fará as fotos, quantos banheiros químicos serão necessários, como fazer a sinalização do percurso, montar a equipe de som, escolher o responsável por dar água aos participantes durante a corrida, escolher um educador físico para orientar os participantes e muito mais.

Estabeleça as regras

Todo evento tem regras e com este não pode ser diferente. Estabeleça as regras da corrida e deixe isso claro para todos os participantes do evento.

Solicite o apoio de profissionais da saúde e segurança

É fundamental solicitar o apoio de profissionais da saúde e da segurança. Afinal de contas, em um evento como esse, sempre há ocorrências de pessoas passando mal e de algum meliante querendo se aproveitar da situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *