O Brasil é um dos países com maior índice de obesos no mundo. Todos os dias nos deparamos com alguém obeso, muitas vezes, dentro de casa.

A obesidade é um problema de saúde sério, que pode trazer muitas complicações para a saúde. Felizmente é um problema que pode ser tratado, mas a cada minuto para uma pessoa obesa pode significar um grande risco de vida e você vai entender agora o porquê.  

O que é obesidade?

Obesidade é uma condição causada pelo acúmulo de gordura em várias regiões do corpo. Uma pessoa obesa, no mínimo, tem o peso três vezes mais do que deveria ter. O corpo tem bastante gordura e muitas delas afetam alguns órgãos importantes.

Uma pessoa obesa tem muitos problemas com seu peso, além de outros problemas de saúde, muitos precisam lidar com dores pelo corpo, especialmente nos joelhos.  

Quais os males da obesidade?

Os males são muitos! A obesidade pode causar o aparecimento de várias doenças graves como câncer, diabetes, problemas cardíacos, problemas respiratórios, além das dores pelo corpo e na coluna.

Essa condição é uma das principais causas de pênis pequeno. Muitos homens têm o encurtamento do pênis por causa do acúmulo de gordura na área conhecida como pré-púbica.

Além desses, o obeso também pode ter varizes, trombose, problemas para dormir, depressão, pressão alta e muitos outros. O risco de morte é iminente.  

Quais os tipos de obesidade?

Existem alguns tipos de obesidade, sendo elas: leve, moderada e mórbida. Além disso, também há a obesidade primária, que é quando a pessoa consumiu muitas calorias, e a secundária que é aquela desencadeada por um problema de saúde.

A obesidade homogênea é aquela em que a pessoa apresenta gordura por todo o corpo, tanto nas partes superiores quanto nas inferiores. Já a obesidade andróide é aquela em que o acúmulo de gordura se limita apenas no abdômen e no tórax, muito comum nos homens.  

O que causa obesidade?

A obesidade pode ser causada por diversos fatores. A má alimentação é um dos principais motivos. Além disso, a falta de atividades físicas contribui muito para o surgimento do problema.

Mas também pode ser causada por desequilíbrios hormonais, problemas emocionais e psicológicos, além da questão genética. Há pessoas que têm o metabolismo muito lento e por isso tem uma facilidade maior de ganhar peso.

Como prevenir a obesidade?

Para prevenir a obesidade é preciso adotar hábitos saudáveis por toda a vida. Por exemplo, fazer atividades físicas com regularidade, evitar alimentos calóricos e consumir apenas alimentos saudáveis.

Também é importante beber bastante água durante o dia, além de ter uma boa noite de sono. Todas essas mudanças de hábitos vão ajudar na prevenção e também no combate à obesidade.

É evitar o elevador e usar as escadas, é evitar sair de casa com fome para não cair em tentação, é levantar mais vezes durante o trabalho (se possível), não comer sentado em frente a tv e muitos outros.  

Todos aqueles que sofrem com obesidade têm um risco maior de desenvolver um AVC ou de sofrer um infarto.  Por isso, as mudanças no estilo de vida precisam ser feitas o quanto antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *