Você certamente já deve ter ouvido falar que a diabetes é uma doença metabólica muito séria e que pode comprometer o bom funcionamento do organismo. Por isso é muito importante mudar alguns hábitos na rotina do dia a dia como, por exemplo, dormir bem, fazer atividades físicas e principalmente ter uma alimentação saudável.

Quem tem diabetes não pode consumir alimentos ricos em açúcar, por isso, muitas pessoas que sofrem com essa doença adotam a dieta low carb. Você já ouviu falar nessa dieta? Sabe quais os benefícios que ela pode trazer para a saúde?

Neste artigo você vai ver se a dieta low carb realmente faz bem para a saúde dos diabéticos. Confira!

O que é dieta low carb?

A dieta low carb é na verdade um plano nutricional que tem como base a ingestão e consumo de bebidas e alimentos com baixa quantidade de carboidratos. Nessa dieta é priorizado aqueles alimentos que têm carboidratos de baixo índice glicêmico.

Todos nós sabemos que um dos motivos pelo qual uma pessoa desenvolve diabetes é por causa do grande consumo de alimentos ricos em carboidratos. Por isso, essa dieta é eficiente na prevenção e controle do diabetes tipo 2.

Dieta low carb ajuda no controle da diabetes?

Sim, a dieta low carb ajuda no controle da diabetes. Estudos mostram que ter um café da manhã low carb, além do almoço e jantar, é fundamental para controlar os níveis de açúcar circulante na corrente sanguínea.

Uma dieta rica em carboidratos refinados contribui para um alto nível de glicose no sangue. Quando isso acontece, o pâncreas libera um hormônio chamado insulina, responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue. Quando a glicose não é usada como energia, ela é acumulada no organismo em forma de gordura.

Por isso, quando se adota a dieta low carb, há um nível baixo de açúcar circulando no organismo, o suficiente para promover energia.

Quais os melhores alimentos para diabéticos?

Dentro de uma dieta low carb há muitas possibilidades quando o assunto é alimentação. Alguns alimentos permitidos são carnes magras, vegetais, leguminosas, sementes e grãos, além de alimentos integrais como arroz, aveia e macarrão.

É muito importante que numa dieta low carb tenha alimentos ricos em fibras, pois elas serão necessárias para diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Benefícios da dieta para quem tem diabetes

São muitos os benefícios que a dieta low carb pode trazer para a saúde, entre eles, a redução de peso, o controle da glicose, o bom funcionamento do intestino, prevenção de doenças cardíacas, muito mais disposição, entre outros.

Receita low carb para diabéticos  

Veja agora uma receita fácil para um café da manhã low carb.

Cookie de banana e aveia

Em uma vasilha, amasse uma banana e depois acrescente duas colheres de sopa de aveia. Misture tudo e se preferir, acrescente canela ou chocolate (cacau 70%) em pedaços.

Depois de misturar tudo, faça uma pequena bolinha e achate na mão para que fique em forma de cookie. Coloque todos eles numa forma untada e leve para assar por 10 minutos em forno médio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.